more than a woman: crystal renn


Foi numa Vogue de há uns anos que me deparei com esta foto da modelo Crystal Renn. Impressionou-me não só por ser um corpo até então (e ainda hoje) pouco visto nas páginas da Vogue, mas principalmente pela sua atitude e beleza. Ah, aquelas coxas sem um centímetro de celulite!


Depois vim a conhecer a história de Crystal, que ao tentar vingar como modelo em Nova York quase destruiu a sua saúde física e psíquica e por pouco não acabou mesmo com anorexia e internada com um esgotamento. Crystal deixou tudo para trás, fez uma pausa, recuperou o seu peso ideal... e foi então que a sua carreira "descolou"!

Regressada, Crystal foi contratada pela agência Ford como modelo plus-size (faz-se a necessária pausa para explicar que a indústria da moda chama modelo plus-size a uma pessoa de tamanho normal, e modelo "normal" a uma quasi-vítima de anorexia...). Com uma figura marcante, uma atitude de vencedora e as decisões certas nos momentos certos, escreveu uma autobiografia e tornou-se um ícone com exposição cada vez maior nestes tempos de debate sobre a imagem corporal veiculada pela indústria da moda. Crystal é uma das poucas modelos plus-size a aparecer nas páginas da Vogue, da Glamour e da W, e na última estação desfilou para a Chanel.


Mas uma andorinha não faz a Primavera. Não basta juntar uma modelo plus-size ao desfile, nem fazer de seis em seis meses uma produção de moda "estilo para todas as cores e feitios". Há que celebrar a diversidade e autoconfiança pessoal acima de tudo. Enquanto esse dia não chega, ao menos posso admirar as fotos de Crystal.

4 comentários :

  1. Ela é linda, belo post!


    Bjs das gurias

    www.gauchasnamoda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. é um exemplo a seguir!! sem dúvida :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. eu por acaso ja tinha lido um artigo sobre ela e acho extraordinária a atitude!

    agora não sei se concordo com o tamanho normal, ainda que ela seja perfeita dentro da estrutura dela parece ter um pouco mais de peso alem do normal.

    é mesmo um bom exemplo para esta sociedade e para tentar alterar os cânones de beleza
    ***

    ResponderEliminar
  4. Bem, pelo que consta na internet ela tem cerca de 75 kg para 1,75 de altura, o que dá um IMC de 24 que ainda é normal embora já no limite superior (o meu é 20, por exemplo).

    Ora ela chegou a pesar 43 kg...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...