Jackie O.

Photobucket
Óculos Calvin Klein tão velhos que quase já têm direito a ser vintage | Colar Grand Tour (réplica de peça original usada por Jacqueline Kennedy Onassis)

Então é assim: na passada quinta-feira descobri a Filthy Rich by Soul Real, uma nova loja de bijutaria de luxo no Chiado, e menos de 24 horas depois já estava na dita loja a exercer algum esforço de auto-controlo para não levar o stock inteiro. A Filthy Rich assume um conceito inovador em Portugal que se desdobra em duas vertentes: joalharia de autor, e réplicas de peças famosas pertencentes a estrelas como Marlene Dietrich, Vivien Leigh ou Angelina Jolie, ou a figuras icónicas como Jacqueline Kennedy Onassis ou Cleópatra. As réplicas, não sendo baratas, estão muito em conta para a qualidade que revelam, pois são peças para durar. Digamos que estão mais para o lado das bijutarias da minha Mãe com que eu brincava nos anos 80, e que ainda estão como novas, que para o lado de algumas coisas que por aí se vendem, que passadas duas semanas já estão a ganhar verdete.

Mal entrei na loja - e isto é absolutamente verdade - fiquei hipnotizada por um conjunto de fio com medalhão e brincos a combinar, que constituem réplicas de de um conjunto pertencente a Jackie O. - e vamos passar a chamá-la assim que senão nunca mais acabo de escrever esta entrada. É claro que entretanto experimentei metade do expositor desta secção! As peças são todas lindíssimas, e os anéis era cada cachucho mais lindo que o outro... infelizmente a maldição voltou a atacar e ficavam todos grandes nos meus dedinhos esguios.

Photobucket
Em visita oficial à Índia em 1962. Foto © Corbis

Imaginem o meu espanto quando, ao mostrar-me o fio com o medalhão, a dona da loja me mostrou os "segredos" do mesmo: o fio incorpora uns fechos escondidos que lhe permitem ser usado mais curto ou mais comprido, e o medalhão é simultâneamente uma pregadeira, podendo ser removido do fio... Engenhoso! É claro que não resisti. É um conjunto clássico sem ser formal e vistoso sem ser over the top, a combinação do esmalte azul marinho com brilhantes tanto dá com um fatinho como com uns jeans e uma t-shirt branca! E o engraçado é que ao chegar a casa fiz alguma pesquisa nas internetes e descobri que, ao contrário da maioria das peças de Jackie O., este colar era uma herança de família... começou por ser uma pregadeira parte do espólio da família Bouvier desde o século XVIII, a mãe de Jackie mandou fazer o colar com os tais fechos escondidos, e finalmente Jackie mandou fazer os brincos a combinar. É um exemplo de como as mulheres noutros tempos sabiam acarinhar, adaptar e renovar as suas jóias de família.

Photobucket
Com Mamie Eisenhower, uma igualmente icónica Primeira-Dama dos EUA. Foto © Corbis

Resumo concluindo que é altamente recomendável uma visita à Filthy Rich... a loja recebe peças novas com regularidade, e normalmente encomendam poucas peças de cada estilo para evitar que, enfim, nos cruzemos naquela festa com outra fashion victim a usar uma peça igual!

2 comentários :

  1. Tenho pena que a Joalharia de Autor não tenha merecido nenhum comentário.

    ResponderEliminar
  2. Terá a sua hora merecida, sem dúvida... (só ainda não consegui arranjar maneira de tirar uma foto decente ao anel que comprei)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...