christian dior haute couture primavera/verão 2011 [hommage à René Gruau]


Muitas imagens que indelevelmente se associam a Christian Dior são na verdade da autoria de René Gruau, ilustrador italo-francês cuja contribuição para a Idade de Ouro da Alta Costura não pode ser medida em palavras... bastam-nos as imagens.


Estes eram os tempos antes das internetes, tempos em que um retalhista nos Estados Unidos podia comprar uma colecção a um costureiro francês sem ter visto uma única peça feita, apenas com base nas ilustrações. Gruau trabalhava sobre os esboços criados pelos estilistas e aperfeiçoava-os, colocando-lhes a sua estética muito pessoal. Colaborou com casas como Lanvin, Balenciaga, Schiaparelli e Givenchy, desenhou o poster para o filme La Dolce Vita de Fellini, mas a sua colaboração mais emblemática e duradoura foi com a casa Dior. Até aos anos 80 os anúncios de alta costura e perfumes da Dior utilizaram ilustrações de René Gruau.


Coincidindo com uma recente exposição sobre a obra deste artista, e com a reedição do livro René Gruau: The First Century, a colecção de Alta Costura criada por John Galliano para a Primavera/Verão 2011 recupera e reimagina as silhuetas clássicas da casa Dior, vistas porém segundo o peculiar olhar artístico de René Gruau.





© Vogue | © Christian Dior Couture

2 comentários :

  1. Também é o meu preferido! Não lembra tal e qual as cores e os traços de um biombo japonês?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...