the one who was and the one who wasn't

Tenho a dizer que gostei imenso do filme O Discurso do Rei, mais até do que esperava, pois sentia algum receio que a coisa resvalasse um pouco para a velhinha fórmula do filme inspirador e lamechas. E o filme, sendo inspirador e 100% Oscar material, nunca chega a ser lamechas e mantém-se admirável e quintessencialmente britânico.


Tendo em conta a personalidade extrovertida da Helena Bonham Carter, é magistral interpretar uma personagem reservada como a Duquesa de York, posteriormente Rainha, posteriormente Rainha Mãe. Aliás e como costuma dizer o Nuno Markl, a Rainha Mãe era para nós uma daquelas pessoas que "já nasceu velhinha" e no entanto eu dava por mim durante o filme a reconhecer alguns maneirismos na interpretação da Helena Bonham Carter, um je ne sais quoi muito autêntico. E com um bocadinho de pesquisa encontrei esta foto que mostra bem como a actriz estudou e encarnou a pose da sua personagem.

Com uma passagem breve mas relevante, pelo filme, Wallis Simpson - interpretada pela actriz Eve Best - mantém-se a contradição que foi em vida. Ou seja: nós estamos todos a torcer pelo Bertie e contra o estróina do irmão, de repente entra a Wallis em cena e ¡OMG que elegante que ela está o vestido o colar uau!


Gostei do pormenor do elegante colar usado nas costas pela Wallis, que é algo parecido com o famoso colar fecho éclair feito pela Van Cleef & Arpels por encomenda especial da Duquesa de Windsor! O colar nasceu de uma ideia de Wallis e pôs os joalheiros todos de cabeça à roda até que conseguiram criar um fecho éclair em platina e diamantes que abre e fecha mesmo - quando fecha pode usar-se como pulseira! Claro que tanto o colar como a famosa pulseira pantera da Cartier datam dos anos 50 e não poderiam aparecer no filme, que relata acontecimentos ocorridos na década de 30.

5 comentários :

  1. E eu a pensar que o fecho do Filipe Faisca era original? aha

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. vi o filme no fim de semana e gostei muito! estava à espera de algo mais a puxar para a lamechisse e fiquei realmente surpreendida. Não imaginava nada a Helena Bonham Carter num papel destes, mas está fantástica!

    ResponderEliminar
  3. Pois, digamos que original não foi :-/ aliás o Zip Necklace como ficou conhecido, é um dos ex-libris da Van Cleef & Arpels que ainda hoje lançam variações do modelo: para ver, admirar, e chorar...

    Van Cleef & Arpels’ new Zip collection launches at Haute Couture in Paris

    ResponderEliminar
  4. Também adorei o filme, acho-o brilhantemente interpretado quer pelo Collin Firth, quer pelo Geoffrey Rush, ambos a merecer o Óscar...

    E depois de ver a Helena Bonham Carter no papel de Rainha de Copas «a la Tim Burton», não estava mesmo a vê-la neste papel... mas está magnífica e, como bem fizeste notar, estudou o papel até ao infímo pormenor.

    ResponderEliminar
  5. bem, eu adormeci a ver o filme. Mas prometo rever neste fim de semana. Vamos lá ver...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...