chega uma brisa dos trópicos


Foi quase sem pensar que abri a gaveta dos perfumes para finalizar a toilette do dia, e de repente o frasco de Intense Tiaré chamou por mim. E toda a manhã fiquei envolta num suave aroma de trópicos que se revelou perfeito para o primeiro dia de Primavera, porque não há como o perfume da flor de tiaré para me deixar feliz, descansada e in the mood for Spring, Summer and whatever else comes along.

O tiaré pertence à família das gardénias e é a flor nacional do Tahiti. É uma flor de um branco cremoso com um intenso e maravilhoso perfume tropical. É igualmente um dos dois ingredientes do monoi, usado há muitos séculos pelos povos da Polinésia para tratamento da pele. O monoi é fabricado através da infusão de pétalas de flor de tiaré em óleo de coco, o que produz um óleo muito rico e perfumado. Desde há muitas gerações os polinésios usam o monoi para proteger a pele nos mais variados contextos: desde o cuidado dos recém-nascidos aos ritos funerários, passando pelos marinheiros e mergulhadores que usam o óleo para proteger a pele do sol e da água salgada. Pesquisas recentes revelaram que o monoi é rico em agentes que protegem, acalmam e suavizam a pele, sendo um produto apto tanto a proteger a pele e o cabelo de agressões externas, como a re-hidratar e restabelecer a pele e o cabelo danificados. Com estas propriedades aliadas a um perfume intenso que faz pensar em sol e em trópicos, não admira que o monoi e a flor de tiaré encontrem lugar em diversos produtos de cosmética e perfumaria modernos.


O monoi é um produto Appelation d'Origine protegido pelas leis francesas da denominação de origem controlada - recordemos que o Tahiti é ainda uma colónia francesa! - e um produto só pode usar a expressão monoi de Tahiti e ter o selo Appelation d'Origine se o óleo monoi que contém foi fabricado com uma proporção aproximada de dez flores de tiaré (gardenia tahitensis) por litro de óleo de coco (cocos nucifera). A proporção mínima de monoi na composição do produto é igualmente regulada e vai desde os 90% no caso de óleos a 0,3% no caso dos géis de banho. Portanto, procurar sempre o selinho!

Como o monoi provém essencialmente de território francês, não admira que muitas das marcas que oferecem produtos com monoi sejam igualmente francesas. Mas não são de modo nenhum as únicas. Acresce que nos últimos anos a flor de tiaré - para minha felicidade - tem vindo a ser bastante usada em perfumaria. Se não podemos ir à Polinésia, a Polinésia vem até nós...


The Body Shop Spa Wisdom Polynesia - Monoi Miracle Oil e Monoi Body Balm: todos os produtos da linha Spa Wisdom são uma maravilha, mas os produtos da Polinésia com monoi são mesmo excepcionais. Super hidratantes e com um perfume fantástico, especialmente o Body Balm. É que nem precisam de usar perfume a seguir...

Hei Poa: esta marca bem em conta tem toda uma gama de produtos feitos à base de monoi, sendo que eu prefiro mesmo os básicos - os óleos de puro monoi e o bálsamo multi-usos com manteiga de karité. Vê-se logo que são the real deal porque quase sempre o meu frasco de monoi vem completamente solidificado: isto porque o óleo de coco é particularmente rico em ácidos gordos e solifica abaixo dos 24º C. Basta pôr o frasco debaixo de água quente uns minutos para ficar novamente pronto a usar.

Estée Lauder Bronze Goddess Soleil: primeiro chamava-se Azurée Soleil, depois Bronze Goddess, este ano é... Bronze Goddess Soleil. Este é o perfume de Verão por excelência, especialmente na versão óleo corporal. Cheira a flores tropicais e loção de bronzear com óleo de coco. É ligeiramente viciante.

Montale Intense Tiaré: da próxima vez que forem a Paris não deixem de visitar a Parfums Montale... é uma marca pouco conhecida mas com uma variedade imensa de perfumes e uma óptima relação qualidade/preço! O Intense Tiaré de que falava no início é um perfume da Montale muito fiel ao aroma original da flor de tiaré, ao qual é impossível ficar indiferente. Como diz a minha Mãe, é um perfume de acordar os mortos - no bom sentido, claro...

E ainda...
Ultra Suave Garnier com Manga e Flor de Tiaré (Cabelos Secos e Estragados)
Yves Rocher Jardins du Monde Gel Duche Flor de Tiaré
Guerlain Acqua Allegoria Tiaré Mimosa
Palmolive Tahiti [já não se vende por cá... momento Caderneta de Cromos do dia: ainda se lembram do anúncio com a menina a correr na praia e a cantar Ta - Ta - Tahiti?]

2 comentários :

  1. Oi. Você sabe informar se a Hei Poa usa óleo mineral e/ou silicones nos produtos? Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zelli! Silicones não usa de certeza e duvido muito que use óleos minerais. De momento não tenho produtos Hei Poa em casa, senão ia ver o rótulo. Posso sugerir que pergunte na loja online do distribuidor português:

      http://www.heipoa.com.pt/contactos.html

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...