PopyBox: o que virá por aí?


E a notícia que estourou como uma bomba na canícula de Agosto, foi o lançamento de um serviço de "assinatura de amostras" nacional: a PopyBox. Neste momento em fase de pré-lançamento e já com website e Facebook, a PopyBox promete "em cada caixa, uma selecção diferente de 5 miniaturas das melhores marcas de cosmética, escolhidas especialmente para si". Não se conhecem para já os preços da assinatura, ou a selecção de marcas com as quais a PopyBox vai trabalhar. De momento é possível fazer uma pré-inscrição no website, que inclui o envio de um convite e o acesso a um pequeno questionário sobre o nosso tipo de pele e cabelo, hábitos de cosmética e maquilhagem, e estilo pessoal. A mim deu-me que sou uma Popy Star, nome que me cheira a programa de talentos da SIC. Digamos que a escolha da Amy Winehouse para ilustrar este "tipo" também não me entusiasma muito porque adoro a voz da rapariga mas nunca fui à bola com o estilo pessoal dela. Mas, enfim, nunca digas desta água não beberei...

Os subscription sample services são comuns no EUA e têm sido lançados um pouco por todo o mundo. Basicamente, paga-se uma mensalidade tipo assinatura de revista, e recebemos mensalmente uma encomenda com amostras e tamanhos mais ou menos mini de produtos de cosmética, maquilhagem e perfumaria. Existem diversas marcas como a BirchBox, a GlossyBox, a Sample Society, etc. Um dos meus blogs de maquilhagem favoritos, a Pink Sith (Star Wars e maquilhagem? Long long twins!) tem publicado reviews regulares e detalhadas de vários destes serviços, que são um bom começo para ver o que podemos esperar.

Nos recentes anos e com a "chegada ao poder" de uma geração francamente interessada e entusiasmada por maquilhagem, o mercado nacional da cosmética e perfumaria despertou de um certo marasmo a que estava votado. Se me dissessem há cinco anos que haveria saldos de maquilhagem e cosmética, e marcas como Urban Decay ou SkinCeuticals à venda em Portugal, eu mais facilmente acreditaria na aterragem de um vaivém espacial no planeta Marte! Ainda assim, será que um serviço de assinatura como a PopyBox tem potencial para fazer sucesso por cá? Alguns factores serão absolutamente fundamentais no make or break deste projecto:

Preço: porque não, ainda não ganhei o Euromilhões, e pelos vistos a crise também está para ficar, importa saber quanto é que isto vai custar por mês. Haverá uma assinatura única ou várias opções de subscrição?

Gama: o busílis da questão. Com que marcas irá a PopyBox trabalhar? Que variedade de produtos irá oferecer? Porque se é para mandarem amostras de hidratante e gel de banho, no way! Queremos amostras de cosmética e maquilhagem a sério, de marcas de qualidade!

Tamanho: o terceiro e talvez o mais importante destes temas, porque directamente relacionado com o preço. O que é que são "miniaturas"? Para mim qualquer coisa de tamanho inferior a 5ml não vale a pena! Queremos "travel sizes" de tamanho decente que nos permitam formar uma opinião avisada sobre os produtos - o que significa o suficiente para um mínimo de uma semana de utilização.

Personalização: o questionário que preenchi na pré-inscrição leva-me a crer que haverá variedades diferentes de PopyBox. Por outro lado, respondi a questões sobre o meu tipo de pele e cabelo, portanto se escrevi que tenho pele mista e sensível espero não receber produtos para pele seca, e se escrevi que gosto de perfumes orientais espero não levar com amostras de aromas frutados.

Entregas: o envio das caixas, o seu acondicionamento, a regularidade com que as recebemos, tudo isto conta para a satisfação do cliente. Não queremos andar a telefonar para o serviço de clientes nem perseguir o carteiro à espera da nossa encomenda. Sei que este ponto às vezes é difícil porque, enfim, os serviços postais no nosso país nem sempre são grande coisa; espero que assegurem as entregas com uma transportadora de confiança.

E é isto, mais coisa menos coisa. Creio que em Setembro teremos novidades...

4 comentários :

  1. Eu já pedi o meu convite, estou a espera de recebe-lo, mas sim tudo isso que referiste vai pesar na decisão. Fiquei agradada pela box ser especialmente para o nosso tipo de pele/cabelo e isso, mas realmente não irei pagar por amostras nem por marcas que não me interessam... A ver vamos! Mas estou optimista, acho que podem fazer sucesso se souberem fazer as coisas :)

    Beijinho x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que pelo menos merecem aplauso por ter avançado com um projecto destes a nível nacional! Mas as expectativas são altas...

      Bjs,

      Eliminar
  2. Eu sou uma Poppy casual chic, o que me deixou algo feliz, porque ate me identifiquei Ahahaha mas pronto blá blá disseste tudo o que me ia na mente e entretanto fui espreitar a pink sith e gostei bastante das boxes que ela recebe. Full sizes stila? O mercado da cosmética começa agora a desabrochar em Portugal, e as nossas adolescentes de 16 anos daqui a 10 anos vão ser bem mais aficcionadas por isto que nos! Vamos rezar pra ver as marcas da Poppy, mas se incluir sabonetes LaToja e amostras rasca que tal nao vou subscrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também receio que comecem com amostras boas para "agarrar" a clientela e depois a qualidade diminua... É mesmo uma questão de esperar para ver! Bjs

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...