Harajuku Girls

Sweet Lolita (1)
Na visita ao Victoria & Albert Museum, enquanto esperávamos pela hora marcada para a exposição Hollywood Costume, que estava apinhada de gente, deambulámos um pouco por alas já bem conhecidas do museu, e descobrimos algumas interessantes coisas novas na ala da cultura japonesa. Ao lado de artigos vários do Japão clássico, a cultura moderna faz a sua aparição através de diversos figurinos de Lolitas, nome genérico dado a uma "tribo" que se caracteriza pelas influências victorianas e algo infantilizadas na arte de vestir.
 
Todos os Domingos, os jovens de Tóquio vestem as suas roupas preferidas e passam o dia em convívio no bairro de Harajuku; por este motivo, esta tendência de moda é igualmente referida como "Harajuku fashion", daí a canção "Harajuku Girls" de Gwen Stefani.
 
Sweet Lolita (2) | Gothic Lolita
A pequena mostra de modelos disponível no V&A resume os principais grupos de Lolitas, que vão desde o "tradicional" ao punk, passando por coisas que parecem saídas do Dragon Ball Z (parece que a nova geração agora vê uma coisa chamada Naruto... mas eu sou do tempo em que o Son Guku falava português na dobragem mais louca alguma vez feita).

Punk Lolita | Takoya Angel
Achei muito interessante, não só pelo contraste com a cultura clássica japonesa, mas também pela mistura de estilos, pelo incrível detalhe das roupas, pela pequena janela aberta sobre uma cultura tão longínqua; é um bocadinho desconcertante saber que há gente que se veste como a Sailor Moon e a Card Captor Sakura na vida real... 

Japanese Lolita (Traditional)

O meu preferido ainda assim é este último, uma variante mais docinha do quimono de passeio tradicional. Na altura nem reparei, mas se olharem para o reflexo conseguem ver que a parte de trás do obi belt tem coelhinhos...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...