Vertigo | A Mulher que Viveu Duas Vezes


Regressou ontem ao grande ecrã, em versão remasterizada, aquele que é um dos grandes clássicos do cinema e certamente o meu filme favorito de Alfred Hitchcock: Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes. Confesso que estou desejosa de ver isto no grande ecrã! Para mim, é um daqueles filmes em que a forma e a substância se unem de forma perfeita e indivisível.
 
 
A história é muito mais do que aparenta à primeira vista. Tudo começa quando John Ferguson (James Stewart), um detective privado que sofre de fobia das alturas, começa a seguir a bela Madeleine Elster (Kim Novak) a pedido do marido desta, que receia que ela sofra de tendências suicidas. Mas nada é o que parece, ou não fosse uma obra de Hitchcock: o enredo vai-se desenrolando em voltas e degraus cada vez mais profundos, cada vez mais próximos da emoção humana.
 
O uso da cor e das técnicas de cinematografia são simplesmente brilhantes e conseguem ilustrar as profundezas do subconsciente sem nunca parecerem excessivos ou desajustados.
 
 
 
Sem entrar em mais pormenores, este é um filme onde o guarda-roupa tem uma importância fundamental no desenrolar do enredo. E como tal, altamente recomendado para quem se interessa por moda. Porque a dada altura o provérbio "o hábito faz o monge" é mesmo levado ao limite e deixa-nos questões alucinantes sobre imagem e identidade.
 
 
Não foi por acaso que Alexander McQueen inspirou a sua colecção de Outono/Inverno 2005 nas heroínas de Hitchcock e neste filme em particular. Dessa colecção nasceu a carteira Novak, um dos clássicos modernos da casa Mcqueen...
 
 
Update: uma pequena nota para quem esteja interessado em ver o filme. Apenas está em exibição nos cinemas UCI do El Corte Inglès (Lisboa) e Arrábida Shopping (Porto). E desconfio que dure muito tempo... há por aí muito "filme pipoca" a rebentar!

2 comentários :

  1. Hoje quando estava a beber café estavam a passar imagens do filme, mas como estava sem som não percebi o que era ahah Até disse "nesta altura é que se faziam filmes bonitos" porque as imagens eram lindíssimas mesmo! Quando li isto fiquei toda contente eheh Vou ver de certeza *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És cá das minhas... :-) só te digo, o filme é lindo e o guarda-roupa da Kim Novak é simplesmente deslumbrante!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...