the breakup

Cena 01: Praça do Rossio, Ext. Dia. Uma mulher sobe a rua em passo apressado, falando ao telefone. Do outro lado da linha, diz-lhe a sua Mãe, deixa lá, isso passa, depois vais pensando menos nisso. Desgosto amoroso? Quase. Ou dependendo da perspectiva, pior.

Voltamos ao princípio, e no princípio está a tentação. Esta carteira da Zara, linda, poderosa, cem euros de cabedal preto e ferragens douradas com óptimo aspecto. Honestamente, parecia ser carteira para o dobro ou triplo do preço. Era um modelo grande, mas assentava-me bem e era super prática e confortável. Desde que a comprei no final de Janeiro, praticamente não me saiu do braço.


Mas esta história de amor estava fadada a ter um final nefasto. Ontem apanhei um aguaceiro quando ia apanhar o comboio em Campanhã, e como sempre faço, quando cheguei a lugar seco imediatamente comecei a secar-me com lenços de papel.

Passo um lenço de papel para secar a carteira e o lenço sai PRETO.

Olho para o meu casaco que por coincidência também é da Zara e recém-comprado, e ele está assim:


Manchas pretas na manga direita e em toda a parte da frente do casaco. E como o casaco era lã com mangas de cabedal, não podia ser lavado nem limpo a seco. De modo que aqui a je fica com uma carteira que desbota, um casaco manchado e uma disposição capaz de correr toda a Inditex com uma motoserra.


Hoje lá fui com ambas as peças e respectivos talões de compra à Zara da Rua Garrett, onde comprei a carteira - o casaco foi na loja online. Mal expliquei a situação, foram extremamente correctos e atenciosos comigo, e disponibilizaram-se para processar a devolução do casaco e da carteira, o que fiz.

Mas honestamente, as meninas da Zara quase precisaram de me convencer a devolver a carteira. Eu sentia-me como a Ilsa no aeroporto em Casablanca, sem saber se vai ou se fica. Ainda tinha esperança de que se tratasse de um problema isolado, e de ainda conseguir um exemplar impoluto da carteira. 

Naquela loja não tinham stock mas indicaram-me que na Rua Augusta (Rua da Vitória) talvez tivessem. Fui lá a correr mas lá disseram-me que também não tinham, e que o computador só acusava stock na Marquês de Fronteira. Aí deram-me o número de telefone da loja e eu liguei para lá a confirmar. Mas a funcionária que me atendeu ao telefone na Marquês de Fronteira confirmou-me que não havia stock, e ainda me disse o que eu mais temia: que muitas peças deste modelo vieram com defeito, e às tantas voltou tudo para Espanha para o Controlo de Qualidade.


Portanto, estou plenamente compensada dos meus prejuízos, mas de coração partido. Adeus carteira. Ainda mandei um email ao Apoio ao Cliente da Inditex a perguntar se planeiam voltar a lançar o modelo (já numa nova produção sem o defeito, claro) mas não tenho grandes esperanças. Isto tudo deixou-me quase com vontade de chorar, e passei dez minutos a lamentar-me ao telefone com a minha Mãe (que já sofreu desgostos semelhantes, no caso dela foi um fecho que se estragou e a fábrica não conseguiu arranjar).

E sim, eu sei que há pelo menos quatro variantes do modelo em tamanho mais pequeno, mas como dizia o outro no anúncio, não é a mesma coisa...

No meio disto tudo, e como certamente puderam perceber, o atendimento ao cliente da Zara merece os maiores elogios e mesmo o facto de terem recolhido as carteiras, demonstra a atenção e o cuidado que a Inditex coloca no controlo de qualidade das peças que vende. Assim se constrói uma multinacional da moda!

Mas eu fiquei sem a minha adorada carteira... enfim... We'll always have Lisbon!

14 comentários :

  1. Eu percebo a tua dor..... :( Mas olha, eu estou super IN pelas piquenas, apesar de não serem em pele (preferia que sim, mesmo que a 60 euros, ou assim), estou mesmo com elas na ideia desde que essa esgotou.

    Quanto ao resto já se sabe: defeitos há em todo o lado, e nem a 'mãe-Zara' se livra disso. Mas é de louvar o atendimento exemplar!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claramente neste momento os advogados da Inditex estão a preparar-se para aplicar uma grande "martelada" ao fornecedor de onde saíram estas carteiras, e fazem muito bem porque no que toca a acessórios não se brinca com o coração de uma mulher!

      Por acaso estou um bocadinho tentada pela B&W... uma dia destes passo outra vez pela loja para a ver melhor.

      Eliminar
  2. Tenho-a e nunca me deu problemas, mas lá está, o casaco também era preto...de qualquer das maneiras, vou ter mais cuidado.

    beijinhos

    http://lookluisa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ter tido a sorte de te calhar uma das boas, espero que sim! Essa carteira já foi vista por diversos blogs e até nas mãos da Olivia Palermo, olha por exemplo na semana passada a Wendy do Wendy's Lookbook andava com ela na neve em NY! Acredito mesmo que foi um lote que saiu defeituoso e por azar vieram quase todas para Portugal.

      Eliminar
  3. Acho que até eu fiquei despedaçada com esta história que a meu ver podia ter corrido muito mal caso a zara não devolvesse o dinheiro. Mas agora tens o dinheiro de volta e podes comprar essa ou outra mala que gostes. E normalmente quando os produtos são muito procurados eles fabricam mais, portanto vais ver que ela volta rapidamente! E foi bom partilhares esta história para que possamos ter um bom exemplo do atendimento na zara! :)

    ResponderEliminar
  4. Ai Patuxxa,

    Pode dizer se asneiras na net eheheh

    Imagino, eu até chorava...mas olha prometo um post sobre isso, pq a minha febre vai para as le pliage da Longchamp...

    Há tamanhos XXL e vê se te agradam ;)

    Bjs
    Joana

    http://freshallure.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fiquei chocada com a história e tristissima por ti porque sei o que é, apesar de tudo, ainda querer aquela peça! Já me aconteceu com calças e botas e a verdade é que é terrível de repente estragar duas peças de uma vez :( Tenha a certeza que ela voltará porque parece interessar a muitas pessoas e fico contente por o apoio ao cliente da Zara ter prestado um serviço assim, é o que se pretende de uma marca como a Zara :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. ò pá que grande chatice, é que não é coisa que se espere de um artigo desse valor. Mas felizemnte resolveste em relaç\ao a devolução, mas infelizmente nao conseguiste uma nova.

    Eu andei de olho numa, não sei se era essa, sinceramente não me recorda, mas eu ficava triste demais e acho que ficava com ela só usando no verão se o meu amor tivesse sido avassalador.


    www.joanaaredecotoviomakeup.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Nunca pensei que o apoio ao cliente deles fosse tão bom! Mas de qq forma se fosse eu, já n teria com certeza os talões! :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu guardo os talões de todos os produtos de valor superior a €50 (e nalguns casos de valor inferior, como a bijutaria da Pedra Dura e da Casa Batalha que tem garantia de um ano). Pronto, sou um bocadinho obsessivo-compulsiva mas às vezes compensa!

      Eliminar
  8. baby, a carteira é gorgeous!! deves ter ficado com o coração destroçado :( espero que voltem a colocar a carteira à venda...

    bjo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, foi-se... hoje já me passou um bocadinho a neura :D Ao menos não fiquei a arder com o valor dos produtos, ainda eram trinta contos de reis! Hei-de encontrar outra...

      Eliminar
  9. Ui! Agora fiquei assustada! Acabei de comprar esse mesmo modelo há uma semana! espero bem que, como já passou este tempo todo, a minha já não tenha defeito!
    Relativamente ao apoio a cliente da Zara, nada a dizer. Sempre foram impecáveis. Já me trocaram roupas com defeito, mesmo sem talão (guardo sempre talões de bolsas, mas nunca guardo de roupa, principalmente barata).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi que passados vários meses ela voltou a aparecer à venda! Estive aliás meio tentada a comprá-la outra vez... Acho que deve ser uma produção nova porque depois de várias reclamações eles não arriscariam. De qualquer modo se quiseres fazer a experiência é simples, porque bastam umas gotinhas de água para ela começar a desbotar. E realmente o atendimento ao cliente da Zara é óptimo. Até já me trocaram uma blusa com defeito à qual eu tinha tirado todas, mas todas as etiquetas (só descobri o defeito quando a vesti). Coisas da vida!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...