the queen arrives


Se a colecção Pre-Fall da Chanel foi toda ela Escócia e Maria Stuart, a colecção Outono/Inverno da casa Alexander McQueen é Tudor até ao tutano, evocando os riquíssimos bordados da corte de Isabel I e os imponentes retratos reais que nos ficaram da soberana.


A Inglaterra Tudor que nos surge no desfile McQueen é naturalmente idealizada, mais sumptuosa que a verdadeira corte Tudor alguma vez foi. Muito do que se vê vai beber inspiração à Isabel I interpretada por Cate Blanchett em dois magníficos filmes dirigidos por Shekhar Kapur. No segundo em especial, Elizabeth: The Golden Age, os figurinos são do mais brilhante que já vi em cinema, nem tanto pelo luxo em si, mas pela forma como progressivamente reflectem o estado de espírito da soberana com o desenrolar da acção.


Muito haveria ainda a dizer sobre a "moda" Tudor que assolou os últimos anos, começando com estes filmes e passando por mais duas mini-séries televisivas centradas em Isabel I e a espécie de telenovela muito pouco baseada em factos históricos que é Os Tudors. Ainda este ano, o Victoria & Albert Museum em Londres apresenta uma exposição intitulada Treasures of the Royal Courts: Tudors, Stuarts & The Russian Tsars, patente de 9 de Março a 14 de Julho.


Não deixa de ser curioso recordar a aparição de Cate Blanchett nas páginas da Vogue em 2007, fotografada por Irving Penn, aquando da estreia de Elizabeth: The Golden Age. Blanchett enverga um vestido Balenciaga por Nicolas Ghesquiére inspirado nos figurinos do filme. A arte imita a vida imita a arte imita a vida...

5 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. baby, baby... aquela primeira imagem é puro luxo!!!! adoro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a precisar de um colírio destes depois da desgraça que foi a colecção Saint Laurent. Ainda há quem faça verdadeira Alta Costura!

      Eliminar
  3. que luxooo!
    essa coleção tá incrível mesmo!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Assim que vi as primeiras imagens lembrei-me logo da colecção Fall 2010, que na minha opinião deu o mote para os barrocos, o luxo, os bordados!...

    http://hiimab.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...