petits mains

A Susie Lau tem uma entrada fantástica no Style Bubble sobre uma visita ao atelier da Hermès em Lyon onde são feitos os lenços de seda. Um must profusamente documentado e ilustrado com fotos de todo o processo desde a impressão da seda ao acabamento à mão.


Esta foto em especial fascinou-me. Petits mains é uma expressão francesa que designa as costureiras, bordadeiras, enfim, todas as maravilhosas mãos anónimas pelas quais passam os produtos de luxo e alta costura antes de chegarem às nossas mãos. São as mãos que concretizam os sonhos que começam por ser o esboço traçado por um criador e acabam a fazer a felicidade de alguém algures, que pode nem sonhar quantas horas de trabalho estão no produto que acabou de comprar.

Esta mulher de quem conhecemos apenas as mãos, é uma de muitas que têm o trabalho anónimo e minucioso de costurar à mão as bainhas dos lenços Hermès. Não lhe vemos o rosto, mas as mãos dizem-nos muito sobre a sua personalidade, o gosto que tem pelo trabalho e o brio na sua imagem pessoal... vejam como ela combinou a cor do verniz com a almofada de bordar! Achei o pormenor absolutamente delicioso.

2 comentários :

  1. Nem tinha reparado no pormenor da combinação. Mas adorei que tivesse uma manicure toda perfeitinha. São trabalhos muito minuciosos que devem ser apreciados e feitos com gosto :)

    ResponderEliminar
  2. Um detalhe absolutamente delicioso!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...