de uma vez por todas...

Pessoas bonitas que me lêem, vamos falar de forma bem honesta. Há uma ligeira, ligeiríssima diferença entre ficar com uma corzinha de Verão e ficar assim:


Eu sei que já uma vez e outra aqui falei da importância de usar protector solar, mas claramente o assunto merece ser revisitado pelo menos uma vez por ano. Nem falo no risco sobejamente conhecido do cancro na pele. Falo do inevitável, repito, inevitável envelhecimento cutâneo (assim mesmo em negrito, para assustar mais) que a exposição ao sol acarreta. Para que raios andamos nós a gastar dinheiro em cremes e séruns, se depois vamos destruir sob os raios do sol todos os benefícios destes produtos?

Atenção que ninguém vos está a dizer que fujam da luz solar como os vampiros. Afinal o sol é comprovadamente benéfico para a nossa disposição, e essencial na produção da vitamina D que fortalece os ossos. Como em tudo na vida, bom senso e moderação fazem maravilhas. Garanto-vos que nunca deixei de ir à praia por medo do sol, e como eu gosto de ir à praia! Mas protector solar sempre, no rosto e no corpo, e reaplicado frequentemente.



Partilho convosco vários protectores solares de rosto que já usei e uso, na praia e na cidade. Mas começo por um produto que uso desde há vários Verões: as cápsulas Heliocare. Recomendadas por vários dermatologistas, contêm um extracto vegetal do feto polypodium leucotomos, a que a marca chama Fernblock, reforçado com chá verde e licopeno. Estes ingredientes aumentam a capacidade de defesa das células cutâneas contra os radicais livres gerados pela exposição ao sol. Existem em duas variedades, a normal e a Ultra D, que é indicada para pessoas com alergias graves ao sol ou que estão a recuperar de procedimentos cosméticos. A marca também faz cremes solares propriamente ditos, nunca experimentei mas dizem-me que tem boa reputação!

O protector que estou a usar actualmente no dia-a-dia é o Ultra Facial Defense SPF 50 da Skinceuticals, que acho muito bom para cidade. É fluido, espalha-se bem e não fica esbranquiçado, nem implica com a aplicação da maquilhagem por cima.

Uma marca que estou a gostar muito é a Vichy, desde que lançou os seus protectores toque seco no Verão passado. São óptimos para quem, como eu, tem pele bastante oleosa no Verão! Já usei o Creme SPF 50 Toque Seco e o Compacto Solar e gostei bastante, este ano comprei o BB Cream SPF 50 Pele Mista a Oleosa e acho-o óptimo, perfeito para aqueles dias em que precisamos apenas de protecção e um toque de cor. Resiste muito bem ao calor e à oleosidade.

Já o Anthelios XL Fluido Extremo SPF 50 foi o primeiro protector solar que usei diariamente e na altura só tinha um problema terrível: quando aplicado por cima de certos cremes, formava umas partículas brancas muito irritantes. Ouvi dizer que entretanto reformularam o produto, mas não o voltei a experimentar depois disso. A La Roche-Posay lançou também um protector solar toque seco que sem dúvida irei experimentar no futuro.

De notar que os protectores da Skinceuticals, da Vichy e da La Roche-Posay fazem todos parte daquilo a que eu chamo o "clube do Mexoryl". Eu explico: Mexoryl XL e Mexoryl SX são os nomes comerciais de moléculas de absorção dos raios UVA e UVB contidos nestes protectores. As patentes de ambas pertencem à L'Oréal e portanto estes protectores só se encontram em produtos de marcas do grupo L'Oréal. Para além das gamas específicas e de farmácia, podemos encontrar os filtros Mexoryl na gama Ambre Solaire da Garnier.

Entre outros cremes que já usei conto ainda a gama Photoderm da Bioderma, o Fluido Matificante SPF 50 da Eucerin e os solares da Avène. Também já usei o Soleil Divin SPF 50 da Caudalie (veio de brinde num sérum que comprei o ano passado), que infelizmente fica demasiado oleoso na minha pele para ser usado no dia-a-dia, mas na praia se comporta bastante bem.

Resumindo e concluindo: if I could offer you only one tip for the future, sunscreen would be it. Sejam felizes e usem protector solar!

10 comentários :

  1. Eu agora só uso FPS50 e todos os anos tomos os suplementos Heliocare ou outros. Comigo funcionam bem! Quanto a protectores preferidos, gosto do meu Photoderm AKN ou o Hiseac da Uriage para peles oleosas :D

    Obrigado pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes no Inverno desço para 20 ou 30, mas no Verão também uso sempre o factor mais alto; a minha pele não faz manchas do sol mas tende a pigmentar nas cicatrizes de acne!

      Eliminar
  2. Oh pá, o que eu gosto daquela personagem do There's Something About Mary... Lembro-me sempre dela, quando vejo a cor de algumas bloggers da nossa praça. Há uma particularmente que tem idade para ser minha filha (se eu fosse precoce, vá), mas a pele dela tem idade para ser minha mãe.Incrível, o que as pessoas fazem a si mesmas!!

    ResponderEliminar
  3. Com tanta informação que há, não sei como ainda há gente que ainda apanha sol assim á papo seco sem protecção, daqui a uns anos arrependem-se amargamente mas pronto... too bad!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa estar que daqui a uns anos seremos nós a rir enquanto muitas pessoas estão feitas em uvas passas!

      Eliminar
    2. ahaha depois parecem um acordeão e já só vai lá com plásticas, como a lili caneças!

      Eliminar
  4. Olha, eu sou das que foge do sol a sete pés e não dispenso protector mínimo 50 o ano inteiro. E sim, concordo com a Ana, que ostentar um bronze ressequido a esta altura do ano, só pode ser fruto de muita "tonteria".

    ResponderEliminar
  5. Um protector que é óptimo é o face shield spf 70 da Neutrogena. Bom e barato!

    ResponderEliminar
  6. As cápsulas Heliocare são o melhor que existe!! Não fossem elas e eu não me podia expor ao sol. Eu, pessoa que sofre de todas as alergias e mais algumas, com a exposição ao sol ficava com bolhinhas, com placas vermelhas tipo eczema, conclusão, ir à praia era sinonimo de dias bem complicados a seguir (mts vezes optava por nem ir!) Graças as cápsulas Heliocare este verão tenho ido à praia e zero alergia, zero tudo!!! Pena ter que mandar vir de Portugal porque em França não existe! um bocadinho caro mas o dinheiro mais bem gasto de sempre!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...