as personalidades nas redes sociais, um estudo


#01 O melga

Uma grande e insuportável percentagem das interacções do melga envolve partilhas de passatempos acompanhadas de pedidos "ah faz-me aqui um like" aos amigos. Mesmo aos amigos que não vê há mais de dez anos e com quem não tem mais nenhum contacto dentro ou fora das redes sociais. A razão de ser da vida do melga são cupões de desconto em detergentes, amostras grátis de champô e vouchers de restaurantes.

#02 O gamer

O gamer é um melga especializado em jogos. Primeiro era o Farmville, depois foi o Angry Birds, agora é o Candy Crush ou já passaram para outra coisa qualquer? Eu normalmente sempre que aparece um jogo novo no meu feed a primeira coisa que faço é bloqueá-lo para não ser inundada de pedidos de fardos de feno ou coisa que o valha.

#03 O calimero

Escreve mensagens crípticas de infortúnio num misto de oversharing da sua vida íntima e incompreensível. Os amigos próximos talvez compreendam a que se refere, mas os restantes 99% ficam completamente a leste. Invariavelmente alguém vai comentar em tom preocupado, o calimero responde a queixar-se como é infeliz, injustiçado e incompreendido, e depois vão mais amigos a comentar e fazer-lhe festinhas e dizer que não, é uma pessoa fantástica. O que é exactamente o que o calimero queria.

#04 O troll

Nas interacções sociais face-a-face, o troll aparenta ser um ser humano normal. Ns redes sociais e páginas de comentários dos jornais torna-se numa espécie de cruzamento entre um fedelho mimado, uma doninha fedorenta e o gajo de Alfama (mas sem graça). O troll pensa erradamente que o direito constitucional à liberdade de expressão lhe dá o direito de dizer tudo o que lhe passa pela cabeça, sem consequências. Quando ele critica e insulta os outros, é liberdade de expressão. Quando lhe respondem, já é censura. 

#05 O mete-nojo

Publica 253 fotos diárias no Facebook ou Instagram cujos temas variam conforme a época do ano, obedecendo ao propósito comum de mostrar a todos como a sua vida é interessante, colorida e feliz. No Verão 2015 há fotos de pés na areia, balões de gin, sunsets e festivais, tiradas com um smartphone último modelo na extremidade de um selfie stick.

#06 O new age

90% das suas publicações são aquelas fotos de flores, céus azuis e pores-do sol com orações ou citações inspiradoras, frequentemente de Paulo Coelho. Ou então do Gustavo Santos.

#07 O indignado

Se querem saber qual é a polémica da semana nas redes sociais, podem ter a certeza que o indignado irá partilhá-la numa publicação cheia de revolta. Sim, ele foi o primeiro a pôr #JeSuisCharlie na foto de perfil mas entretanto já se indignou com violência policial, maus-tratos aos animais e a constante expulsão de jogadores de equipas adversárias do Benfica no campeonato nacional. 

#08 O alarmista

Partilha qualquer mito urbano ou pseudo-notícia que lhe aparece à frente, sem se dar ao trabalho de verificar se são reais, desde métodos sofisticados de carjacking a história de pessoas que foram tomar uma bebida à noite e acordaram num beco sem um rim. Também gostam muito daquelas histerias sobre "químicos perigosos" em tudo quanto é produto. Se lhes tentarem explicar a total falta de provas das alegações que estão a divulgar, é comum responderem que se trata de uma conspiração das fábricas / farmacêuticas / governos / extraterrestres ou coisa do género.

#09 O parente embaraçoso

Pode ser qualquer um, ou mesmo uma combinação, dos tipos supra delineados. Como é da família não o podemos desamigar. Resta-nos ir vendo as suas publicações a passar no feed com uma sensação de vergonha alheia, evitando ao máximo interagir com as mesmas.

4 comentários :

  1. Muito, muito bom!! (Incluo nos trolls os sacanas com perfis anónimos e absoluta falta de espinha dorsal - mas arautos da moral, se em nome próprio.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O anonimato está para o troll como a água para o peixe...

      Eliminar
  2. Adorei este post. Tão verdade...
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Amei este post! Bate tudo certinho!! :D

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...